Câncer é uma palavra derivada do grego "karkinos"
Câncer não é uma doença única, mas um grupo de 200 doenças distintas, cada uma delas com suas próprias causas, história natural e tratamento.
O câncer é caracterizado por um crescimento autônomo, desordenado e incontrolado de células que ao alcançarem uma certa massa, comprimem, invadem e destroem os tecidos normais vizinhos.
Não se conhece a(s) causa(s) de aproximadamente 80% das ocorrências do câncer.
Os estudos epidemiológicos indicam que provavelmente os fatores ambientais são importantes na causa da maioria dos cânceres.
Na maioria dos carcinomas (ca epiteliais) as taxas de incidência aumentam constantemente com a idade. Isto se explica pelo efeito cumulativo da exposição a diferentes tipos de carcinógenos.
O câncer ocorre a qualquer idade, porem é mais freqüente em pessoas de idade avançada.
Em alguns tipos de tumores a incidência é maior em crianças e jovens. Em leucemias a maior incidência ocorre nos primeiros 4 anos de vida e tumores de testículo são mais comuns entre os 20-24 anos.
Fumar causa câncer.
Exposição excessiva ao sol aumenta o risco de câncer da pele.
A cura do câncer é definida como a ausência de tumor após o tratamento, por um período de vida tão longo como o do aquele que não teve câncer.
O câncer não é uma desgraça social, uma punição divina ou um estigma pessoal.
Os oncologistas, com as novas tecnologias e tratamentos, hoje oferecem maior índice de cura respeitando a dignidade do ser humano, sua qualidade de vida e relacionamento familiar e social.
A cura do câncer geralmente depende de tratamento multidisciplinar.
Os fatores ambientais (macro e micro) são responsáveis por 80% dos tumores malignos, e os fatores endógenos e genéticos responsáveis pelos outros 20%.
A América Latina tem alta incidência de tumores associados com a pobreza (colo do útero e estômago, por exemplo).
Os dados de mortalidade mostram que os tumores malignos ocupam os primeiros lugares em todos os países, e a tendência é de aumentar na faixa etária de 45-65 anos.
A faixa de mortalidade por câncer é maior entre as mulheres do que nos homens em todos os paises, numa faixa etária de 30 a 64 anos. Isto se explica pela alta incidência de colo de útero e mama.
A esmagadora maioria dos tipos de câncer, se diagnosticados em tempo e tratados corretamente, têm cura.
As crianças toleram e respondem melhor ao tratamento oncológico.