E-Câncer - Informações sobre câncer e oncologia
 // principal / autor  Blog com atualizações   ::tipos de câncer::   ::câncer infantil::   ::guias para pacientes:: 

 

Verificando as Qualificações de seu Médico

Cuidados

Nem sem pre o melhor médico é o mais conhecido, ou com mais experiência. Um bom oncologista é aquele que utiliza a sua atualização, os conhecimentos mais recentes, de forma a oferecer os melhores cuidados ao seu paciente. É uma cultura freqüente no Brasil considerar que o melhor médico é aquele que utiliza os medicamentos mais novos. É preciso tomar cuidado, pois o mais novo geralmente é mais caro, mas nem sempre é o melhor. As novidades devem ser estudadas de maneira clara e cuidadosa em estudos clínicos, antes de serem incorporadas na prática clínica.

Nem sempre, também, o melhor é aquele com mais experiência. Um bom médico deve saber integrar sua experiência com as mais novas publicações científicas, e aplicar o conhecimento de acordo com os desejos do paciente. Isto é chamado Medicina Baseada em Evidências.

Por quê?

O consentimento informado é muito importante para um bom tratamento. Este termo geralmente se refere à permissão que o paciente dá ao médico ou à equipe médica para administrar medicações ou efetuar procedimentos, depois de receber todas as informações sobre os riscos e os benefícios.

O paciente e sua família têm o direito de saber sobre a experiência, o treinamento e a filosofia do tratamento de todos os responsáveis pelo tratamento.

Muitas vezes, os pacientes podem se sentir intimidados pelo sistema de saúde, que vê os médicos como oniscientes e onipotentes, com sua palavra valendo mais até do que a lei. Mas para obter o melhor resultado, o paciente deve perguntar, explorar alternativas e mostrar que quer qualidade e conhecimento.

Perguntas sobre qualificação médica

  • Você tem título de especialista?

  • Qual é a sua especialidade?

  • Qual a experiência que você tem no tratamento do meu tipo de câncer?

  • Como você se atualiza?

  • Você ou seus colegas estão envolvidos com estudos clínicos, ou estudos com novas drogas?

  • Qual é o horário de seu consultório?

  • Você pode ser encontrado fora do horário de consultório?

  • Quem supervisiona seus pacientes quando você entra de férias?

  • Com quais hospitais você trabalha?

  • Qual hospital você prefere para internar seus pacientes com câncer? Por quê?

  • Posso trazer alguém comigo nas consultas? Posso fazer anotações sobre estas consultas?

  • Alguém além de você está responsável pelo meu tratamento?

Você gosta de seu médico?

Se gostar, isso ajuda muito. Mas o mais importante é você sentir confiança nele. Uma pessoa amável pode ser ruim tecnicamente, e um médico desinteressante pode ser muito hábil. O seu foco deve estar em sentir-se bem, e se você acredita que seu médico pode ajudá-lo neste objetivo, ótimo. Se você também gosta desse médico, melhor ainda.

Obrigado por me visitar. Se tiver dúvidas ou sugestões, mande uma mensagem Mande um e-mail agora mesmo!.

   
Voltar à página principal Última atualização: 28/08/2009
Bibliografia